top of page

Sobre o filme Sierra Burgess is a Loser

  • Foto do escritor: profª.amandayasminibraga7
    profª.amandayasminibraga7
  • 22 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

Quem me conhece, sabe que eu amo romance. Ainda mais, quando é teen. Gosto das emoções puras e complicadas que envolvem os adolescentes. Livros, filmes e séries teens me encantam. E recentemente, a Netflix produziu um filme incrível, nessa esfera adolescente.

O filme chama Sierra Burgess is a loser. Basicamente, a história trata de uma adolescente nerd, fora dos padrões de beleza que sofre bullying por causa de sua aparência, e uma das pessoas que mais incomoda ela é Verônica líder de torcida (Kristine Froseth), loira e popular. Por maldade, Verônica dá o número de Sierra( Shannon Purser), para Jamey (Noah Centineo), por achar que ele é um loser, apenas por ver os amigos dele, que aparentente são nerds, embora Jamey seja atleta, ela se recusa a dar seu número a ele e dá o de Sierra. Então, Jamey manda mensagem e Sierra logo percebe que ele acha que é outra pessoa, mas decide continuar a trocar mensagens com ele.

Parece uma história boba e idiota, porém vai além de mais um clichê de história adolescente. Primeiro, porque a personagem principal é gorda e sofre com baixa autoestima, segundo o atleta não é um babaca e burro e trata de emoções profundas, que só quem passou conseguirá se identificar.

Claro que o “castfish”, não é algo aceitável, ao perceber que a mensagem não era para ela, com certeza deveria ser esclarecido. Mas, entendo o fato por ela ter se deixado passar por Verônica, porque ela estava no último ano do ensino médico, nunca ninguém havia escrito sentimentalidades para Sierra, um ciclo que deveria ter sido maravilhoso para ela, estava se encerrando de forma decepcionante. Pare e pense, você adolescente, cheio de emoções, conflitos e inseguranças, passar sua adolescência sofrendo bullying, tentanto seguir em frente, se sentindo fora do contexto, baixa autoestima e sem nunca ter se apaixonado. São esses os sentimentos de Sierra, uma menina inteligente, engraçada e gentil que nunca nenhum um menino conheceu, pelo fato de não estar dentro dos padrões de beleza, ou seja, a frustação que segue a vida de Sierra como adolescente faz com que ela finja ser quem ela não é. Nada justifica uma mentira, porém ela não estava pensando com a razão, mas sim com emoções que ela nunca havia experimentado, tanto é, que a menina acaba se apaixonando por Jamey, sem nunca o ver pessoalmente, e vice e versa. Jamey se apaixona por Sierra sem nem a conhecer, porque embora sua aparência seja fora do padrão, ela é uma pessoa incrível, revelando assim, a importância de sempre olharmos a pessoa pelo que ela é e não o que aparenta ser.

Embora, Sierra trata o bullying com a cabeça erguida, fica claro durante todo o filme que ela sofre com isso, por isso, sua baixa autoestima. Um outro ponto que deve ser lembrado é como Verônica muda e se torna amiga de Sierra. Toda arrogância dela, na verdade, é o reflexo de uma família desestruturada, pelo fato de sua mãe viver fora da realidade, por ter sido trocada pelo seu esposo, por uma mulher jovem, então ela fica obcecada pela beleza e transporta isso para suas filhas, como se beleza fosse tudo. Verônica começa a ir mal nas matérias, e por gostar de um rapaz da faculdade quer impressioná-lo, porém ela não tem muito conteúdo. Sierra troca favor, ensina Verônica e ela continua com as mensagens. Embora o motivo seja errado, Sierra e Verônica se tornam amigas, e Verônica muda, não quer mais julgar pela aparência, porque descobre em Sierra uma amiga maravilhosa.

Uma parte que mostra bem o quanto Sierra estava frustrada com toda sua vida, é quando ela vê Jamey e Verônica se beijando e decide se vingar dela. Manda mensagem para toda escola do fora que sua amiga levou do cara da faculdade. A pior forma de vingança, desnecessária? Sim, mas isso mostra o quê uma pessoa frustrada e insatisfeita que guarda tudo isso dentro de si e não se aceita pode fazer. Claro que Sierra se arrepende, e acredito que pela atitude de Verônica e por ela ter mudado, ela entende também e ajuda Sierra a se aceitar e ajeitar as coisas com Jamey.

Enfim, é um filme que me tocou profundamente, porque eu fui essa garota, claro sem a parte do “catfish”, até porque na minha época de escola nem tinha internet como tem hoje. Quantas meninas se sentem girassol e não rosa, não é? Parte da música que ela compõe fala:“Se eu fosse uma rosa, talvez você me quisesse. Se eu pudesse mudar durante a noite, eu me transformaria em algo que você gostaria”.

Sim, ela compõe, porque após se aceitar e se arrepender de tudo que causou à Verônica e ao Jamey, ela reconhece sua vocação, porque devido sua baixa autoestima e frustações, não sabia o que faria após a escola. Porque é isso, quando você não se aceita, anula tudo que de bom, você pode fazer a acaba não reconhecendo o quanto você pode fazer. A mensagem do filme é clara, se aceite como é que você vai conquistar tudo que quiser.

Um filme maravilhoso, principalmente pelo fato da personagem principal não ser a atriz padrão de beleza imposto pela mídia, gosto disso, a minoria sendo representada, mas não me faz gostar menos dos outros filmes padrões, até porque esse filme é para retratar as emoções e frustações de uma adolescente que não se encaixa e mostrar que vamos cometer erros devido a todas essas frustações, mas o que fazemos a partir do nosso erro, mostra o que realmente somos. Sierra e Verônica ensinando um pouquinho para a gente nunca esquecer, e claro continuar amando filmes teens.


 
 
 

Comentarios


© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page